SOBRE

A importância e a representatividade dos pequenos negócios na economia do Brasil e do mundo é inegável. Basta citar que, no Brasil, as 8,9 milhões de MPEs existentes representam 27% do PIB e 52% dos empregos com carteira assinada

Mas, por outro lado, o índice de mortalidade é, também, muito alto, a média do Brasil gira em torno de 26,9%, do nordeste 30,9% e do Maranhão 29%, para empresas constituídas em 2006 e verificadas as bases de 2006, 2007, 2008 e 2009. É por esse motivo que o Sebrae-MA desenvolveu e, agora, apresenta aos empresários e ao público em geral, um novo site “Observatório Sebrae-MA”, com informações atuais e importantes que ajudam nas decisões para abrir uma empresa ou para manter no mercado as já existentes.

Todo o conteúdo do Observatório poderá ser acessado pelo portal www.sebraema.com.br, onde serão encontradas informações socioeconômicas, indicadores econômicos, perfis socioeconômicos, diagnósticos setoriais, índices de confiança do consumidor e das Micro e Pequenas Empresas, Indicadores dos setores indústria, comércio e serviços do Maranhão, análise da trajetória da geração líquida de empregos formais no Maranhão e Brasil, etc.

Desejamos um bom proveito.